Acesse o Portal do Governo Brasileiro
Img Top
 
REDE GEOMA - Objetivo Geral

 

O principal objetivo da Rede é desenvolver modelos para avaliar e prever cenários de sustentabilidade sob diferentes tipos de atividades humanas e cenários de políticas públicas. O requerimento básico para estes modelos é a capacidade de integração dos cenários socioeconômicos, ambientais, demográficos e climáticos. A Rede incorporará muito dos trabalhos recentes em modelagem e definições de sustentabilidade e cada um dos seus produtos será baseado em forte abordagem interdisciplinar.

 

Nos seus quatro primeiros anos, a Rede enfocará na região Amazônica, com os seguintes macro-objetivos:

  1. Analisar relações entre mudanças do uso da terra e os sistemas de produção na Amazônia, considerando, em particular, as relações entre a produção agro-pecuária, a estrutura agrária e fundiária e as condições de vida dos diferentes grupos de produtores.

  2. Desenvolver modelos para subsidiar a escolha de áreas para conservação da biodiversidade na Amazônia.

  3. Desenvolver, testar e integrar modelos de ecossistemas inundáveis amazônicos.

  4. Investigar e modelar a dinâmica demográfica da Amazônia, em particular a componente mobilidade sócio-espacial da população.

  5. Avaliar e quantificar dos impactos de dinâmica de uso do solo na Amazônia sobre as bacias hidrográficas da região.

  6. Realizar estudos de economia regional, com modelos de logística e de crescimento regional.

  7. Construir um sistema de informação para os dados sócio-ambientais dos projetos da rede, com um ambiente de simulação din&aciec;mico na Internet.

  8. Desenvolver modelos integrados em escalas múltiplas que incorporem diferentes dimensões da sustentabilidade na Amazônia (dinâmica populacional, biodiversidade, mudanças de uso da terra, condicionantes clim&aaculte;ticos e hidrológicos).

A escolha destas áreas de pesquisa está principalmente justificada pela necessidade de melhorar nossa compreensão dos ecossistemas e da ocupação humana, que poderiam ajudar na formulação de pol&icaute;ticas públicas assim como reduzir e mitigar os efeitos de mudanças rápidas que acontecem na Amazônia, referentes as populações, ciclos naturais e biodiversidade.